sábado, 24 de julho de 2010

A PRESENÇA MARISTA NA IGREJA

“Escolher o nome de Maria é entrar em uma relação toda especial com Ela, o que ensina aos Maristas a relacionar-se com o próximo como através deles, Maria pode estar presente na Igreja de hoje, como esteve na Igreja nascente” (Constituições nº15).

Maria não se prevaleceu de sua condição de Mãe de Jesus, mas estava sempre pronta para ser discípula, ou seja, ouvia a palavra de Deus e a colocava em prática. Inspirados por seu exemplo, os Maristas são chamados a ser sustento da Igreja de hoje, colocando-se à disposição para responder às necessidades dela através do mundo.
São chamados a ser ativamente presentes na Igreja local (Diocese/ Paróquia/ Comunidade), contribuindo especificamente na prática e no testemunho cristão de forma despercebida e oculta.
Os Maristas compartilham do dever da Igreja de denunciar a injustiça e de mostrar solidariedade com os oprimidos. Eles evitam uma identificação exclusiva com qualquer ideologia, partido ou classe. Sua única preocupação é anunciar a Boa Nova.
Assim buscam participar do sacerdócio de Cristo. Cada vez mais unidos a ele, desenvolvem a graça do Batismo e da Confirmação em todas as dimensões da vida pessoal, familiar, social e eclesial e realizam, assim, o chamado à santidade, dirigido a todos os batizados.

Ir. Deonor Vieira do Nascimento, sm

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Liturgia do Dia


Primeira leitura (Oséias 11,1-4.8c-9)

Leitura da Profecia de Oséias.
Assim fala o Senhor: 1“Quando Israel era criança, eu já o amava, e desde o Egito chamei meu filho. 2Quanto mais eu os chamava tanto mais eles se afastavam de mim; imolavam aos Baals e sacrificavam aos ídolos.
3Ensinei Efraim a dar os primeiros passos, tomei-o em meus braços, mas eles não reconheceram que eu cuidava deles. 4Eu os atraía com laços de humanidade, com laços de amor; era para eles como quem leva uma criança ao colo, e rebaixava-me a dar-lhes de comer. 8cMeu coração comove-se no íntimo e arde de compaixão. 9Não darei largas à minha ira, não voltarei a destruir Efraim, eu sou Deus, e não homem; o santo no meio de vós, e não me servirei do terror”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 79)

— Sobre nós iluminai a vossa face e, então, seremos salvos, ó Senhor!
— Sobre nós iluminai a vossa face e, então, seremos salvos, ó Senhor!


— Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós, que sobre os querubins vos assentais, despertai vosso poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação!
— Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebento que firmastes!


Evangelho (Mateus 10,7-15)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!
9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito a seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida.
12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz. 14Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. 15Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Avisos da Semana

Pedido de Doações para a Festa Julina

Nossa tradicional festa JULINA acontecerá nos dias 17 e 18 de Julho no estacionamento da FACULDADE ANHAGUERA em frete à Igreja. A festa terá inicio com a celebração da Santa Missa no sábado dia 17 às 15 horas, no anfiteatro da Faculdade. No domingo dia 18 a festa começará ao meio dia. O tema de nossa festa são os 25 anos da paróquia, JUBILEU DE PRATA, e a renda mais uma vez será revertida para a obra de Nossa Senhora. Precisamos de sua ajuda para o sucesso da festa. Uma lista dos produtos que iremos utilizar está nos murais de avisos, se você puder doar algum deles, deixe seu nome, telefone e a quantidade a ser doada, na secretaria.
NOSSA SENHORA LHE DARÁ EM DOBRO COM SUA BENÇÃO


Retiro dos Padres

Caros paroquianos,
Dos dias 05 a 09 de julho, haverá o retiro anual dos Padres Maristas do Brasil (Sociedade de Maria, SM), em Belo Horizonte. Nossos Padres e o Irmão Deonor vão participar. Eles confiam este momento de renovação espiritual às suas orações. Neste mês de julho desejamos a todos os alunos, estudantes, professores e educadores abençoadas férias. Que Nossa Senhora da Viagem acompanhe todos os paroquianos que vão viajar durante este mês.


Rifas paroquiais

Continuamos com a venda e compra das Rifas paroquiais e contamos com a colaboração de todos. Que Deus os abençoe.


Vigilia

No próximo dia 10 de julho, haverá uma Vigilia em nossa paróquia das 22h00 até às 6h00, todos são convidados a participar.

Missas da Semana

Missas nos dias e horários habituais

Liturgia do Dia


Primeira leitura (Oséias 8,4-7.11-13)

Leitura da Profecia de Oséias.
Assim fala o Senhor: 4Eles constituíram reis sem minha vontade; constituíram príncipes sem meu conhecimento; sua prata e seu ouro serviram para fazer ídolos e para sua perdição.
5Teu bezerro, ó Samaria, foi jogado ao chão; minha cólera inflamou-se contra eles. Até quando ficarão sem purificar-se? 6Esse bezerro provém de Israel; um artesão fabricou-o, isso não é um deus; será feito em pedaços esse bezerro da Samaria. 7Semeiam ventos, colherão tempestades; se não há espiga, o grão não dará farinha; e, mesmo que dê, estranhos a comerão.
11Efraim ergueu muitos altares em expiação do pecado, mas seus altares resultaram-lhe em pecado. 12Eu lhes deixei, por escrito, grande número de preceitos, mas estes foram considerados coisa que não lhes toca. 13Gostam de oferecer sacrifícios, imolam carnes e comem; mas o Senhor não os recebe. Antes, o Senhor lembra seus pecados e castiga suas culpas: eles deverão voltar para o Egito.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 113)

— Confia, Israel, no Senhor!
— Confia, Israel, no Senhor!


— É nos céus que está o nosso Deus, ele faz tudo aquilo que quer. São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas.
— Têm boca e não podem falar, têm olhos e não podem ver; têm nariz e não podem cheirar, têm ouvidos, não podem ouvir.
— Têm mãos e não podem pegar, têm pés e não podem andar; Como eles serão seus autores, que os fabricam e neles confiam.
— Confia, Israel, no Senhor. Ele é teu auxílio e escudo! Confia, Aarão, no Senhor. Ele é teu auxílio e escudo!


Evangelho (Mateus 9,32-38)

Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”.
35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.